Quase 200 jovens partilharam uma casa como uma verdadeira família nos passados dias 8, 9, 10 e 11 de Outubro, no I Encontro Ibérico de Jovens Carmelitas.
Os pequenos “Stella Maris” fizeram as malas e lançaram-se à estrada rumo a Ávila, uma pequena cidade espanhola que há uns anos atrás acolheu Santa Teresa no Convento da Encarnação.
Quando lá chegámos já todos estavam a dormir (ou quase todos…), mas o nosso amigo António recebeu-nos com um grande sorriso e um abraço bastante acolhedor. Logo vimos que o Encontro estava a começar bem com esse caloroso acolhimento.
Estávamos com vontade de saber tudo sobre o Encontro, como eram os outros jovens, quantos estavam, o que íamos fazer, mas o António não “abriu o jogo”, apenas disse que teríamos de acordar no dia seguinte às 8h da manhã (7 horas em Portugal).
No sábado, quando entrámos na capela para a oração da manhã, ainda com os olhos meios fechados de sono, ficámos assustados com tantos jovens… Não esperávamos ver tanta gente.
Após o pequeno-almoço entrámos na Sala Magna (anfiteatro) para as apresentações dos vários grupos.
Ainda um pouco tímidos (para não dizer assustados), fomos invadidos pela alegria dos “nuestros hermanos” que aplaudiam, cantavam, incentivavam cada grupo que se chegava à frente para se apresentar. Foi aí que deu o click!!! Juntamo-nos a eles e também nós começámos a cantar (ou melhor a tentar cantar, porque não é fácil cantar de um momento para o outro em espanhol…).
Durante a tarde houve uma vasta oferta de workshops para todos os gostos. E duas coisas eram comuns a todos eles: foram muito divertidos e com espírito carmelita.
Não podiamos deixar de visitar a primeira casa de Santa Teresa em Ávila, o Convento da Encarnação.
A noite de Sábado teve uns dos momentos mais fortes do Encontro: um concerto – oração fantástico. A vida de Santa Teresa fez-nos orar e encontrar nos cânticos que escutávamos a alegria de sermos Carmelitas.
Esta noite foi muito longa, o cansaço era escondido pela vontade de partilharmos as nossas vidas com os outros. Cantámos, dançámos, jogámos, conversámos, e quando demos conta estava quase na hora de acordar…
No Domingo, já não tínhamos dificuldade em cantar em espanhol e até os espanhóis já cantavam em português…
Outro momento muito forte foi a Eucaristia de Domingo. Foi animada com cânticos por todos os grupos, houve momento para um ofertório dançante, um abraço da paz em conjunto, palmas, risos, partilha… uma verdadeira Eucaristia.
Infelizmente o encontro estava a acabar para alguns mas ninguém queria ir embora…
Após o almoço e depois das fotografias de grupo da praxe, despedimo-nos emocionados dos nossos novos amigos com a vontade de voltarmos a encontrar-nos brevemente. O encontro já está marcado para as Jornadas Mundiais da Juventude, no próximo ano, em Madrid.
Resta-me agradecer, em nome de todo o grupo, a toda a organização, pela forma como nos receberam e animaram o Encontro. Foram incansáveis e sempre com um sorriso e uma palavra amiga.
Queremos mais!!! Quem sabe em Portugal…
Muchas gracias a todos los que nos acogieron, a los jóvenes españoles que han hecho que nos sintieramos en casa.
Queremos, también, recibirlos aqui, en nuestra casa.
Queremos, también, recibirlos aqui, en nuestra casa.
1 comentário:
que alegria ver os jovens da nossa Comunidade activos a servir com alegria o Senhor e a Sua Igreja.
Continuam a aprofundar os vossos conhecimentos para puderem com a vida dar a conhecer a razão da vossa Fé
sempre juntos,com amizade Isabel Meirelles R. Páris
Enviar um comentário