sexta-feira, 15 de junho de 2012

Grupos do Porto do Stella Maris no Dia da Família Carmelita

Aveiro recebeu no dia 9 de junho cerca de 400 pessoas pertencentes à Família Carmelita de Portugal. A maior parte do encontro realizou-se no interior da igreja do Carmo. Presidiu a este encontro o Provincial da Ordem, P. Joaquim Teixeira. O Porto esteve também representado pela Comunidade dos Padres e Seminaristas Carmelitas Descalços da Foz, pelo Instituto Secular, pelos diversos grupos litúrgicos e catequéticos da mesma Comunidade e o Grupo de Jovens Stella Maris.


O encontro começou pelas 10h, com um tempo sempre tímido, dividido entre o sol escondido e a chuva miudinha. O P. Leal (de Avessadas, Marco de Canaveses) deu as boas vindas aos presentes, pedindo a todos “o nosso melhor para uma participação em tudo o que for proposto ao longo do dia e através da adrenalina espiritual”. Seguiram-se as palavras do Provincial, que desejou que este 1.º encontro nacional fosse o 1.º de muitos, “em família que se junta para viver em comunhão e afetos”. “Mesmo as Irmãs monjas nos seus mosteiros de clausura estão connosco espiritualmente, tendo enviado as suas mensagens”, acrescentou. O P. Joaquim disse ainda que esse dia permitiria conhecer melhor a fundadora, Santa Teresa d’Ávila, cujos 500 anos do seu nascimento celebraremos em 2015, estando já tal efeméride em preparação. E rematou: “No fundo, o que nos une é a adesão a Jesus Cristo através de Maria, a Senhora do Carmo. Temos muito a crescer e muito a dar, porque o nosso mundo precisa muito de nós, pela partilha”.

Depois, num só coro e a uma só voz, entoou-se o novo Hino Carmelita, composto para o efeito e estreado naquela ocasião. A música é do P. João Rego (Carmelita Descalço do Porto), que ali o executou à viola (acompanhado do Jaime Burmester, em flauta transversal, e do Pequeno Coro do Grupo de Jovens do Stella Maris Foz) e a letra do Carmelo de Faro, cujo refrão aclama:
Maria, Mãe
Senhora do Carmo (2x)
Cobre com teu manto,
Ó Mãe amada,
Esta Família
A Ti consagrada.

Após o Hino foi apresentado e explicado o novo logótipo da Família Carmelita, concretizado pelo Carmelo de Fátima. Logo a seguir fez-se a Oração matinal, preparada pelos Seminaristas Carmelitas do Porto, e posteriormente o P. Leal foi chamando cada uma das comunidades e grupos presentes, a fim de se apresentarem. Referiu o sonho, e a «luta» que têm encetado para que o mesmo se alcance, de formarem a Ordem Carmelita em Angola e em Timor. De registar as seguintes localidades presentes, fisicamente ou via mensagem multimédia: Açores, Almada, Aveiro, Avessadas, Braga, Bragança, Coimbra, Elvas, Fátima, Guarda, Lisboa, Madeira, Paços de Ferreira, Porto, Tavira, Terrugem, Timor e Viana do Castelo.


À tarde, no adro da igreja do Carmo de Aveiro os grupos foram animando a tarde e distraíndo a chuva com um sarau musical/cultural, findo o qual se celebrou a Eucaristia, presidida pelo P. Joaquim Teixeira e concelebrada por 15 presbíteros carmelitas (auxiliados por cerca de 30 acólitos das várias comunidades do país). Foi um dia de festa, sem dúvida, e que se reforçou quando na homilia, o Provincial da Ordem Carmelita anunciou que a partir do ano 2013, o dia 10 de junho será reservado para celebrar por tempos vindouros o Dia nacional da Família Carmelita.

O encontro encerrou com a visita opcional ao Carmelo de Aveiro e o contacto com as suas religiosas. Também aí o grupo do Porto marcou presença!

(Equipa repórter do Grupo de Jovens do Stella Maris Foz.
Artigo publicado no jornal "Voz Portucalense", em 13/06/2012)

Sem comentários: